Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS    
Os conflitos podem ser enplicítos ou explicítos, e sua origem esta na divergência de interesses, sejam eles percebidos ou reais; os conflitos podem se evitados por meios de manupulações das condições anbiêntais, fiscais e sociais.
Para aplicar uma boa administração de conflitos e previni-los, é indispensável o conhecimento da sintuação que gera o conflito. A competição entre as pessoas por recursos disponíveis mas escassos, a divergência entre ambos; ou libertação da pessoa em relação a outra, opinões diferentes, mudanças externas, direitos não atendidos ou não conquistados, ansiedade, assim como pode ser atendidos como fonte de conflito.
1 - Baseados na leitura do texto “Administração de Conflitos nas Empresas ” Disponível em http://www.seacmg.com.br/v1/index.php?mod=colaboradores&idartigo=26&pagina=0
Escrito por: Carmen Eugênia Bretas Bavoso, fornecido pela professora Joenice L. Diniz da Unopar, fui destinado a desenvolver um breve resumo (aproximadamente 10 linhas) comentando sobre como uma boa Administração de Conflitos aumenta o desempenho e conseqüentemente a possibilidade de sucesso nas empresas.
A empresa não é feita só de equipamentos, prédios, ela é feita por pessoas, ela depende desses seres vivos para se manter viva no mercado e para alcançar o sucesso. Para que esse público se desenvolva um bom comportamento dentro da organização precisa existir confiança e colaboração, e também a empresa precisa passar confiança defendendo seus interesses, efetivar medidas indispensáveis, sendo responsabilidades e tarefas, enfím estabelecendo o que você quer para a empresa e seus colaboradores. Sendo atravéz dessas atitudes os funcionários irão compartilhar idéias, alcaçando junto metas desenvolvida pela empresa. Conflitos saudáveis bemadministrados ajuda não só a entidade alcaçar seus objetivos, más também provoca uma satisfação enorme aos funcionários, ajudando no seu crescimento profissional e na sua produção contínua satisfazendo assim o objetivo esperado pela da organização.


2 – A comunicação e o relacionamento interpessoal têm grande influência na empresa, na busca de resultados positivos, quanto ao sucesso da mesma; assim, os colaboradores devem permitir que o trabalho em equipe ocorra de forma harmoniosa, onde cada empregado respeite o seu colega, dentro da capacidade de compreensão e de relacionamento com o outro. Com base no escrito acima, descreva em pelo menos 5 (cinco) linhas, qual a importância da Comunicação e do Relacionamento Interpessoal (levando-se em consideração principalmente os relacionamentos funcionário – funcionário e funcionário-administração) para as organizações, tendo como base a sobrevivência da mesma, diante da necessidade de boa comunicação entre todos que fazem parte do processo organizacional. Justifique sua resposta.

A empresa é formada de pessoas, por mais incrível que pareça o relacionamento interpessoal e social é penetrado pela diversidade dos seres humanos com suas característica diferentes, sentimentos, desejos e receios. A valorização facilmente acontece atravéz de reuniões, saber ouvir compartilhando idéias. O administrador para melhorar a relação interna dentro da empresa, precisa saber transmitir, sinalizar a mensagem para que ela seja recebida e entedida claramente pelo receptor, saber elogiar, saber passar um feed back, estimar a performace individual e em grupo. E também ser disponível para produzir pontos fracos espandir pontos fortes visando o crescimento.
Um exemplo: um anbiênte se revela no ser humano? Podemos observar um shopping o modo que as pessoas si comportam dentro dele, a limpeza, o clima, a decoração, o modo que as pessoas se vestem, isso nos faz agir de maneiras diferentes. Não só em um shopping, más em outros locais, e não é diferente no anbiênte de trabalho, onde também deve influir no comportamento das pessoas, influenciando nas relações interpessoais supostamente no resultados das organizações em geral. Segundo CHIAVENATO (2000) o homem si caracteriza por um padrão de comportamento individual, podendo cooperar como pode competir entre eles, Coopera quando seus objetivos individuais somente podem ser diquiridos atravéz do esfoço comum coletivos. Disputa quando seus objetivos são pretendidos por outros,(p.128).

Concluindo, cada ser humano tem uma historia de vida diferente, tem opiniões que não coincide, assim o trabalho é considerado de sua forma reservada. Tem pessoas que preferem mais ouvir outras não, alguns preferem tornar mais proveitoso o aprendizado contínuo outros nem tanto, por fim as pessoas tem objetivos variados e de modo que as vezes dão prioridade o que é melhor para si próprio e as vezes estarar em conflito com a própria organização.
Como diz o BOM SUCESSO (1997), além de constituir responsabilidade da orga-nização, a qualidade de vida de cada um é pessoal, o auto-conhecimento é a inovação do papel de cada um nas empresas, do aspecto fisico facilitadora, empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformista é responsabilidade de todos,(p.47).





BOM SUCESSO, Edna de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1. Ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997, 183p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. Ed. São Paulo: Campus, 2000, 700p.

ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002

ELGENNENI, Sara de Melo, PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, Administração III; Sara de Melo Elgenneni—São Paulo; Pear-son Prentice Hall, 2010.

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS publicado 16/10/2010 por André Cardoso dos Santos em http://www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário